A Ciência e outras formas de Conhecimento

A experiências vividas também são uma forma de expressão de conhecimento. O método cientifico aplica a finalidade do conhecimento, afirma e confirma através do estudo a sua fundamentação. Entretanto à formas de conhecimento que justifica cada forma de expressão cientifica. Por exemplo, a para-normalidade está fora dos limites da  experiência normal ou dos fenômenos que são aplicáveis cientificamente. A ufologia explica seres extraterrestres, óvnis, etc. O criacionismo não compreende o processo evolutivo ou a evolução e a homeopatia  é um sistema terapêutico que trata pessoas sãs através de plantas medicinais.

O capitulo 2 traz a discussão sobre os fundamentos da astrologia, no qual pesquisadores influenciam a característica de junção de planetas e do universo, a situações psíquicas e comportamentais das pessoas. Porém, a astrologia não é considerada como ciência porque ela não obedece ao método cientifico. Tanto é que a ciência que estuda os astros e o seu funcionamento é a física.

As experiências do dia-a-dia são fundamentais para o discernimento do processo cientifico. Pessoas que nunca frequentaram a escola e vivem na zona rural, conseguem manipular a natureza, como plantar e colher. Costumamos chamar de senso comum ou conhecimento comum. Como o conhecimento cientifico, esses passaram por um processo de aprendizagem. Porém, o conhecimento comum também é um conhecimento crítico; portanto, seu nível é inferior ao conhecimento cientifico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Subsídios para a reforma da educação superior no Brasil

A condição de estudante: a entrada na vida universitária